UM GRANDE ENCONTRO DE DUAS GERAÇÕES
CONCERTO COM ARTHUR MOREIRA LIMA NO TCA DE SALVADOR

A Série TCA encerra sua temporada 2012 com um encontro inédito entre duas gerações de grandes pianistas brasileiros. Ricardo Castro e Arthur Moreira Lima estréiam em duo, dialogando a dois pianos e a quatro mãos, no palco principal do TCA, dia 13 de dezembro às 21h, com um programa rico e variado, composto de obras primas do repertório pianístico. Ambos os pianistas tiveram um percurso pleno de vitórias e conquistas internacionais e hoje os dois tem ainda em comum uma grande dedicação ao fomento, cada um à sua maneira, da democratização do acesso à música de concerto.
 
O programa será iniciado pela grande Sonata em Ré Maior para dois pianos de Wolfgang Amadeus Mozart. De acordo com a Organização Britânica de Epilepsia, ouvir essa sonata provoca o “efeito Mozart”, melhorando as habilidades de raciocínio espacial e reduzindo o número de convulsões em pessoas com epilepsia.
Os dois pianistas tocarão em seguida uma série de Danças Húngaras de Brahms, obras populares do compositor alemão que foram escritas originalmente para piano a quatro mãos.
Na segunda parte do programa será apresentada uma das obras mais bonitas e importantes já escritas para piano a quatro mãos, a Fantasia em Fá menor de Franz Schubert, seguida da Brasiliana nº 8, para dois pianos, do carioca Radamés Gnattali, uma obra composta para o duo pianístico que Radamés formava com sua irmã Aída e tocada em excursão pela Europa nos anos 60. Esta Brasiliana é um exemplo de folclore transfigurado, na temática e na forma, com Schottisch-Valsa-Choro ocupando a alternância de andamentos do Ciclo Sonata Formal. Na parte central do Choro, a inspiração de Radamés Gnattali atinge o sublime, condensando em duas páginas de música toda a nostalgia do choro brasileiro.

Comentários